html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: July 2007

Tuesday, July 24, 2007

PROMESSAS... (Como na campanha eleitoral!)

O Secretário de Estado Adjunto das Pescas, Luís Vieira, disse que o Governo quer reduzir o preço do peixe no consumidor e aumentar a parcela a receber pelos pescadores, actuando directamente na distribuição do pescado.
OS PORTUGUESES JÁ CONHECEM ESTA CONVERSA. A MESMA TRIBO DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL FARTOU-SE DE PROMETER COISAS QUE, AO FIM E AO CABO, NÃO CUMPRIU. FELIZMENTE QUE O POVO TEM BOA MEMÓRIA E NA OCASIÃO PRÓPRIA SABERÁ RESPONDER.

Friday, July 13, 2007

A SAGA MÁRIO LINO CONTINUA

Mário Lino, esse carismático responsável pela área dos Transportes no Governo Sócrates, não deixa de nos maravilhar.
Agora anunciou que no dia 20 p.f. vai apresentar em Bruxelas a candidatura das linhas TGV e do "aeroporto da OTA" ao fundo comunitário REDES TRANSEUROPEIAS DE TRANSPORTES.
Sabendo-se que o LNEC está a proceder ao estudo comparativo OTA versus margem sul, pergunta-se, há prazos rígidos a cumprir que impliquem a perda dos fundos se Portugal se candidatar mais tarde ?
Em caso afirmativo o citado ministro deve ser responsabilizado pela Assembleia da República por ocultação de informação e nesse caso o estudo encomendado será apenas para "empatter le bourgeois" e deve ser cancelado de imediato para evitar maiores despesas.
Em caso negativo, Sócrates deve "travar" o ministro Lino e recomendar-lhe contenção.
Não há dúvida que este ministro com as confusões que tem criado não merece qualquer credibilidade e deveria ter sido substituido há muito tempo.

AS "POUPANÇAS" DO GOVERNO SÓCRATES CONTINUAM !!!

Segundo se pode ler no Diário da Repúblia, o orçamento da Assembleia da Repúbica passou a contar com mais três assessores do Grupo Parlamentar do PS: Duarte Moral (ex-assessor de António Costa enquanto ministro e actuam acompanhante do mesmo nas lides eleitorais), Carla Matos e João Pires.
O sistema de economias parece aplicar-se apenas nos serviços de saúde, educação, agricultura...
Apetece dizer, copiando a China, um país, dois sistemas.

Tuesday, July 10, 2007

COM GOVERNOS DESTES CONTINUAREMOS ETERNAMENTE NA CAUDA DA UE

Uma auditoria do Tribunal de Contas arrasou o Governo e pôs a nu as causas verdadeiras do défice nas contas públicas. Há anos que andamos a ser sacrificados e o pretexto é o do défice das contas públicas.
Para reduzir o défice das contas públicas o Governo não encontra outras soluções que não sejam as de fechar centros de saúde, maternidades, urgências hospitalares, escolas, consulados, e tantos outros serviços necessários às pessoas.
Nestes apertos, o interior do país tem sido o principal sacrificado, retirando-lhe o pouco que tem.
Na sanha da poupança, o Governo aumenta os impostos, encarece serviços de saúde, reduz pensões, encarece medicamentos, tudo numa caça ao dinheiro do pobre, esmifrando tudo o que pode. Não contente com as contas, o Governo atirou-se aos funcionários públicos como se eles não fossem necessários e não prestassem serviços.
Pois agora, caíu a máscara. O O Relatório do Tribunal de Contas é claro e arrasador.Os governos
de Durão Barroso, de Santana Lopes, de José Sócrates fizeram da governação uma quinta, trataram-se e tratam-se como nababos. Verdadeiros esbanjadores da riqueza pública.
Consta no Relatório da Tribunal de Contas que "os gabinetes ministeriais dos últimos três governos gastaram, entre 2003 e 2005, 12.8 mil milhões de euros". Isso mesmo 12.8 mil milhões, uma soma astronómica!
"Cada português paga 430 euros por ano para financiar os gastos com os gabinetes do Governo. São os salários dos assessores, os pedidos de pareceres e a contratação de especialistas. Tudo feito sem controlo". Uma anarquia ! Os gabinetes ministeriais tornaram-se as máquinas devoradoras do dinheiro público! Uma gamela onde se come à grande !
É um rosário de nomeações, gente amiga. Durão Barroso fez 72 nomeações e terminou com 62; Pedro Santana Lopes começou com 108 nomeações e acabou com 86 pessoas: José Sócrates é apontado como campeão das nomeações, 148". Foi José Sócrates que se apresentou como moralista, o disciplinador.
Da astronómica verba, 12.8 mil milhões de euros, 216,3 milhões foram gastos em despesas de funcionamento, ou seja, papel, lapiseiras, clips, contas da água e da luz, telefones, etc.
A fatia de leão dos gastos foi para "salários e outras retribuições para secretárias, motoristas, assessores (alguns com ordenadoas escandalosos), conselheiros, chefes de serviço, especialistas diversos, técnicos, juristas, em síntese, o chamado pessoal político", uma corte de muita gente. Gente amiga. Tudo pago pelo Zé.
Mas o espantoso deste regabofe é que os políticos responsáveis por este esbanjar são os mesmos que apregoam em público austeridade, rigor, eficiência administrativa, qualificação.
Os números do desmando são esmagadores. Em três anos (2003 a 2005) a despesa total movimentada pelos gabinetes do Governo atingiu o valor de 12.8 mil milhões de euros. Para se ter uma ideia: " os gastos dos ministérios davam para construir três aeroportos da Ota e uma dezena de pontes iguais à Vasco da Gama".
"Cada português teve de pagar do seu bolso 430 euros por ano para financiar o funcionamento dos gabinetes do Governo. Estamos a falar de despesas que dizem respeito a ordenados com assessores, chefes de gabinete, pagamento de pareceres e contratação de especialistas".
De partidos diferentes, mas todos tão iguais na acção, quando toca a dar a mão aos amigalhaços e mui dignos correlegionários.
São 250 gabinetes governamentais que foram auditados pelo Tribunal de Contas e que empregaram 1303 assessores, técnicos e consultores especialistas durante três anos.
"José Sócrates, o Primeiro-Ministro reformista, despede funcionários públicos para entregar serviços a privados. Com estas políticas, com governantes deste calibre, o país não sairá da cêpa-torta, continuaremos mergulhados em sacrifícios insuportáveis.
Com tanto dinheiro gasto, quantos centros de saúde, hospitais, urgências, escolas, se poderiam construir e manter em funcionamento, abertos às necessidades das populações e com bom serviço ?
Os impostos que pagamos servem para alimentar um sistema político ineficaz, incompetente, esbanjados.
Portugal não tem esquerda nem direita, tem medíocres e políticos corruptos...
E depois tentam - e até estão a conseguir - convencer o povão que o problema se resume ao desempenho dos funcionários públicos !...

Sunday, July 08, 2007

GALA 7 MARAVILHAS

Embora não seja o meu tipo de espectáculo preferido, fui ver ao Estádio da Luz a chamada Gala 7 Maravilhas. Ao contrário do que esperava, não fiquei decepcionado. As luzes, a decoração, os artistas, os convidados apresentadores, cumpriram e não deixaram os seus créditos em casa.
Quanto a mim somente o som merecerá reparos, mas, num estádio daquelas dimensões, haverá sempre zonas onde as condições de audição são limitadas ou mesmo más como foi o meu caso.
Mas do que mais gostei e que justificou sobremaneira a minha deslocação foi a assobiadela monumental dada ao sr Eng. José Sócrates. Se quiser ser coerente com a sua linha de orientação terá que mandar para o ministério público queixas contra os muito milhares de manifestantes sonoros de ontem à noite.
Free Counters
Get Your Free Counters