html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: August 2008

Monday, August 18, 2008

MAGALHÃES, O MENTIROSO COMPUTADOR PORTUGUÊS

Os noticiários de 30 de Julho abriram com pompa e circunstância anunciando o lançamento do "primeiro computador portátil português". A RTP referiu que "é o primeiro projecto produzido em Portugal". A SIC referiu que "é um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel e que a concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnológico". Na realidade só com muita boa vontade, é que o que foi dito e escrito é verdadeiro. O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon. As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar a ideia que o Magalhães é algo completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade. Felizmente existem blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que eu tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário. Tirando o nome, o logotipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás esta já é a segunda versão do produto. Pelos vistos, o jornalista Filipe Caetano foi o único a fazer um trabalhinho de investigação em vez de reproduzir o comunicado de imprensa do Governo.

Wednesday, August 13, 2008

TAP admite passar a voar sem combustível para reduzir custos

A Administração de Fernando Pinto vai avançar com um plano rigoroso para melhorar os resultados da companhia. A primeira medida é passar a voar sem combustível para cortar os custos. Mas há outras. Para reduzir o peso no porão, a Groundforce vai aumentar a percentagem de bagagens perdidas e os administradores vão deixar de poder levar os bónus anuais consigo sempre que viajarem em aviões da Empresa. A água dos passageiros de classe económica será reciclada em pleno voo directamente a partir do autoclismo e os de executiva bebem da torneira. Uma outra medida, esta mais polémica, é que a TAP pretende contratar cada vez mais pilotos automáticos em vez dos outros, já que são os mais baratos, não assediam as hospedeiras e não têm um sindicato que passa o tempo a reclamar.

PÚBLICO

Face às ameaças dirigidas aos direitos inalienáveis dos trabalhadores da TAP, salve-se ao menos este lenitivo para manter o moral. Um abraço ao pessoal da Empresa
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