html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: March 2009

Friday, March 20, 2009

O JARDIM CESÁRIO VERDE E OS JOVENS

Toda a Lisboa sabe que o Jardim Cesário Verde (ou o seu espaço administrativo conhecido como Praça Ilha do Faial à Estefânia) é um local predilecto para jovens consumidores das tais substâncias oficialmente proibidas e comumente apelidadas de drogas. É um drama que existe há longos anos e a polícia da área, o Comando Central das PSP e a Pj pouco ou nada têm feito alegando a legislação em vigor, as liberdades constitucionais e o carácter benigno das concentrações diárias de muitos jovens assumidamente pacíficos e incapazes de fazer mal a alguém. Em parte isso é verdade embora o barulho a altas horas da noite não seja bem aceite e contradiga as tais afirmações sobre direitos e liberdades.
Ontem, a partir das 15h00, nesse mesmo jardim algo de especial aconteceu. Dezenas de jovens, aparentemente de outras origens e portanto não pertencentes ao grupo residente, digamos assim, concentraram-se em todo o espaço, nos bancos existentes, no espaço central, por cima do resto da relva, enfim, ocupando tudo o que não é árvore. E o que é que isto tem de especial ? - perguntará o leitor. Nada de especial, direi eu, mas simplesmente cerca de uma dezena estava com sobredose e incapaz de se movimentar sem cair de imediato, como o caso de uma jovem inconsciente deitada no meio do chão e muitos outros também inconscientes encostados uns aos outros em cima dos bancos, ajudados pelos colegas aparentemente sóbrios .
Alguém chamou o INEM, que, como se sabe, tem os seus meios operacionais a 100 metros na Almirante Barroso e que prontamente enviou uma moto com um técnico enfermeiro, suponho eu. Limitou-se a ver o "pessoal" mas sem tomar qualquer outra acção - passados uns 15 minutos desapareceu de cena.
Entretanto também compareceram uns 4 ou 5 agentes da PSP que não fizeram rigorosamente nada, pelo que por volta das 18h00 começou a debandada do pessoal, aparentemente já em melhores condições (pelo menos alguns) embora eu próprio retenha na memória as imagens degradantes de pelo menos quatro moços às costas de amigos, a cairem de vez em quando, a recusarem-se a qualquer movimento coordenado, a arrastarem-se pelo chão, inconscientes e completamente imbecilizados.

ISTO ACONTECEU ONTEM 19 de MARÇO E NINGUÉM LEVOU AQUELES JOVENS A QUALQUER CENTRO DE SAÚDE. ESPERO QUE AO MENOS OS AGENTES DA PSP OU O FUNCIONÁRIO DO INEM TENHAM REPORTADO O ASSUNTO AOS SEUS SUPERIORES
Free Counters
Get Your Free Counters