html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: OS IMPOSTOS AOS ESTADO E AS DOAÇÕES

Friday, October 07, 2005

OS IMPOSTOS AOS ESTADO E AS DOAÇÕES

Quando em Abril passado preenchi os impressos de IRS, deparei com a possibilidade de, sem custos adicionais, ajudar uma instituição de solidariedade social que muito admiro, A CASA DO GAIATO. Como era necessário um código, contactei telefonicamente aquela entidade tendo tido a sorte de encontrar alguém que estava dentro do assunto. Esse Director muito simpaticamente informou-me que não tinham código nenhum e que o assunto que me estava a preocupar era pura e simplesmente um artifício criado pelo Estado mas que não se destinava a melhorar a vida de organizações particulares com problemas diários de sobrevivência. Agradeceu reconhecidamente mas, resignado, disse que EU não podia ajudar em nada via FISCO ou MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Claro que preenchi sem qualquer doação, ao contrário do que está previsto no impresso, e nunca mais pensei no assunto.
Vem agora o jornal TAL&QUAL de hoje abordar o assunto e dizer, preto no branco, que o "Estado entrava doações", que em 2002 apenas UMA entidade "requereu os benefícios da consignação e respeitava os requisitos da lei", que em 2003 foram autorizadas CINCO ENTIDADES e que em 2004 foram autorizadas OITO ENTIDADES.
Mais se diz que para aderir ´e preciso prescindir da devolução do IVA (!).
Sei da facilidade que é na Alemanha descontar 1% para situações semelhantes, sei dos problemas que essas instituições têm, sei do desconhecimento das pessoas em relação a este assunto. Não haverá ninguém que pegue no tema e desmascare esta "camarilha" que se apoderou do ESTADO ?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free Counters
Get Your Free Counters