html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: September 2007

Wednesday, September 26, 2007

A TV QUE TEMOS

Hoje, enquanto Santana Lopes estava a ser entrevistado na SIC NOTÍCIAS, sobre a situação que se vive no PSD, aconteceu o íncrível: o programa foi suspenso para ser transmitido um "directo" do aeroporto da Portela, focando a chegada do ex-treinador da moda JOSÉ MOURINHO que, por acaso, não falou aos jornalistas.
Pedro Santana Lopes não gostou da interrupção e da desconsideração que a mesma significa e recusou-se a continuar a entrevista, não sem antes ter mandado aos editores da estação o recado que se impunha.
Estamos completamente de acordo com o antigo dirigente partidário e daqui lhe enviamos um abraço de solidariedade.

Friday, September 21, 2007

O FUTEBOL (AINDA E SEMPRE A ILUSÃO QUE O POVINHO PAGA)

Há uns anos estava num hipermercado de Chicago e, ao ver alguém ao meu lado numa caixa de pagamentos, pareceu-me reconhecer o João Teddy-Boy dos tempos de Coimbra. Fiquei com muitas dúvidas e perguntei a mim mesmo se seria possível que o antigo boémio da cidade dos doutores estivesse ali. Não tirei dúvidas de imediato mas, no dia em que abandonei Chicago, a fazer "check-out" no Palmer Hotel, as mesmas dissiparam-se. Em pleno "hall", as comitivas dos paises, as bandeiras, o folclore das camisolas e das cores das selecções nacionais davam a conhecer aos mais analfabetos da bola, que ia realizar-se mais um campeonato do mundo e... João Teddy estava lá porque já fazia parte do esquema.
Agora há o caso do Scolari, há a condenação do mesmo, há o recurso (pessoal!) do mesmo, há um "pôr-se lado" do candidato a um lugar na UEFA ou na FIFA chamado Gilberto, há uma possibilidade de "correr" com o brasileiro para não entrar em litígio com o aparelho instalado em território suíço... enfim há montes de situações e uma das televisões até teve a sorte de "apanhar" o João Rodrigues (o tal de Chicago) na sua secretária suíça, a dizer que nada se vai passar, que isto é tudo normal e que mais isto, mais aquilo, etc etc.
Meus amigos, o futebol chegou a um ponto em que o que interessa é manter e aumentar (se possível) as receitas através do empolamento da indústria. É nessa linha que Portugal tem nas competições europeias 7 (sete ) equipas , que Hermínio Loureiro "inventou" a Taça da Liga e que "alguém" está dando maior divulgação ao FUTSAL (antigo futebol de 5 que a gente jogava aos fins de semana entre amigos).
O povo pagador que se cuide. Nada poderá ser feito sem o dinheiro do povo que, parvamente, paga as quotas, a publicidade, os "balúrdios" em bilhetes de entrada, as mordomias dos dirigentes e quejandos...
Portugal não tendo (por enquanto) russos que investem milhões na bola, até quando aguentará esta disparidade de situações, por um lado índices baixissimos de rendimentos, por outro ambições de competir futebolisticamente com sociedades mais ricas e avançadas ? Tudo isto promovido e acarinhado por uma classe de jornalistas e políticos desportivos que, sem exagero, devem percentualmente ser em número "versus" dimensão do país, os maiores da Europa.

Friday, September 14, 2007

LUIZ FILIPE SCOLARI

Nos poucos anos que li e ouvi algo sobre esta criatura, os epítetos que recordo apelidavam-no de "Filipão"," sargentão", "paralelipípedo com olhos", "cabeça de cimento armado"... mas sempre estive de pé atrás em relação às alcunhas (principalmente às duas últimas), considerando que havia por trás umas invejinhas de outros treinadores (portugueses," of course") e de alguns "jornalistas desportivos" à espera de promoção no meio futebolístico.
Mas agora, segundo os jornais e TVs das últimas 36 horas, tudo mudou. O homem descobriu a careca e mostrou à saciedade tudo oque vai naquele cérebro. As imagens mostram tudo e não é qualquer Madail que consegue sonegar aos olhos dos portugueses a realidade nua e crua do que se passou em Alvalade após o jogo e que foi exaustivamente transmitido (até na You Tube, que eu já vi).
O caso é gravissimo, atendendo à posição do "artista" na problemática futebolística nacional e internacional, pena é que ninguém tenha a coragem de atacar o assunto como devia ser e, sacrificando os princípios e a ética, se enverede pelo facilitismo, chegando mesmo ao cúmulo de se tentar influenciar a UEFA para evitar que se castigue o brasileiro com medidas severas como os seus regulamentos claramente indicam.Sobre este assunto salva-se a posição de Rui Santos, apontando claramente para o despedimento do brasileiro, sejam quais forem as consequências desportivas.
Para fazermos uma melhor ideia do passado desta figura do futebol, recomendo a leitura duma entrevista dada pelo jornalista Cássio Leitão do diário Lance:
Em 1999 disse aos atletas para baterem no Edmilson, chegando mesmo a chutar a bola para dentro do campo para obrigar à interrupção do jogo.
Anteriormente tentou agredir o seu colega Vanderlei Luxemburgo e o médio Valber.
Em 1998, quando treinava o Palmeiras, deu um murro no queixo do repórter Givan Ribeiro (Diário de São Paulo) porque teve a ousadia de lhe fazer uma pergunta incómoda.
Nas vésperas do Mundial 2002, deu um pontapé em Semi Peres, assessor do senador Maguito Vilela, ex-vicepresidente regional da CBF, por ter defendido a convocação do jogador Romário.
Free Counters
Get Your Free Counters