html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: POBRE FUTEBOL PORTUGUÊS

Tuesday, July 15, 2008

POBRE FUTEBOL PORTUGUÊS

Depois de ter ganho o campeonato da Liga com mais de 20 pontos de vantagem, o que nunca tinha acontecido anteriormente com qualquer outro clube ganhador, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, não se sabe por quê, viu-se envolvido num escândalo internacional que levou o seu nome às primeiras páginas dos jornais e fez manchete nos telejornais de todo o mundo. O assunto foi apreciado pelo Conselho de Disciplina da Liga que condenou o clube e o Presidente Pinto da Costa por "crimes" eventualmente praticados há quase 5 anos. Seguiu-se uma apreciação do recurso por parte do órgão disciplinar da FPF que, no meu entender, deu como resultado a maior vergonha para os portugueses e para o futebol português de que há memória. O que aconteceu significa descrédito, ingenuidade, "máfias", desorganização, enfim... 3º mundo. Nunca julguei que tal pudesse acontecer com uma instituição sediada num país da União Europeia.
Paralelamente, a UEFA foi também acompanhando o conta do caso e, sem qualquer dúvida o afirmo, sempre atenta a uma condenação do FCP que, em tempos recentes, se associou aos maiores clubes europeus no sentido de criarem uma Associação que fizesse frente às prepotências do organismo associativo UEFA. Platini não está esquecido e, pelas suas declarações, deu o recado.
De recurso em recurso a decisão final acabou por ser dada em Lausanne pelo Tribunal Arbitral de Desporto (TAS) que assim fechou o processo repondo o clube nortenho na Taça dos Campeões de acordo com a classificação obtida nas 4 linhas, com mais de 20 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, repito.
Finalmente, e reportando-me ao título que dei a esta crónica, é triste, muito triste, ver dois clubes portugueses de prestígio e com grande historial descerem à condição degradante de denunciantes, eventualmente à espera das migalhas que a classificação no campeonato não deu.
Oxalá eu me engane mas, depois disto, o futebol português e as relações entre clubes na Liga e na FPF nunca mais serão as mesmos e o nosso prestígio nos areópagos desportivos internacionais também vai ser seguramente afectado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free Counters
Get Your Free Counters