html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> É FARTAR, VILANAGEM: PORTUGAL - PÁTRIA DO SURREALISMO

Wednesday, August 23, 2006

PORTUGAL - PÁTRIA DO SURREALISMO

Não há dúvida que os romanos tinham muita razão quando, ao confrontarem-se com a realidade que encontraram na Lusitânia, mandaram dizer para Roma que tinham deparado com umas populações indígenas muito especiais que entre outras características denotavam o condão de não aceitarem ser governados, nem muito menos ser disciplinados.
Hoje em dia e em pleno século XXI e "entrosados" na Europa dos 20 e tal (a caminho dos 30) o que é que vemos neste país à beira-mar plantado em dia de ventos e tormentas ?
1 - Dádivas de 300 e tal milhões para países pobres (superiores a outros países da UE muito maiores e mais ricos) quando a míséria no país é cada vez maior pricipalmente nas grandes cidades.
2 - Mantém-se com dinheiros públicos (e dádivas particulares também) a AMI (organização médica global) quando ninguém vê esses médicos oferecerem-se para trabalhar na periferia das grandes cidades ou no Portugal profundo onde as carências são muito próximas da realidade dos países do 3º mundo.
3 - Toma-se uma decisão (pelo menos 2 vezes) de tratar os resíduos perigosos no Outão e em Souselas mas não se sabe porquê, o seu início vai sendo protelado indefinidamente dando até azo a que a Câmara de Coimbra delibere dentro das competências que lhe são próprias que a única via de acesso a Souselas está interdita a veículos que transportem resíduos perigosos.
4 - Encerram-se maternidades e escolas no Portugal Profundo por razões economicistas, o que significa que, em vez de se "acarinhar" e promover o interior, todas as populações aí residentes são convidadas a pensar na sua deslocação para o litoral onde haverá sempre maiores facilidades de emprego, assistência médica...
5 - Pensa-se em construir um "novo aeroporto de Lisboa" a quase 100 Kms da capital, dando todos os trunfos a Madrid e "queimando" definitivamente todas as ligações por avião entre as 2 maiores cidades, com as inerentes implicações na rentabilidade da TAP e da PORTUGALIA. Mais grave que isso, o público é prejudicado e, a não ser os interesses da indústria do betão, não se vê qualquer benefício.
6 - Suspende-se a construção da Barragem no Rio Côa (já em fase muito avançada) para proteger as "ditas" gravuras rupestres do tempo da pedra lascada(!), prometendo criar um Museu, angariar muitos milhares de turistas para a Região de Foz-Côa,... enfim, desenvolver a Região mas em moldes estritamente culturais. O que é que aconteceu ? Nada. Há épocas do ano em que nem um turista para amostra surge naquela área e, mesmo na época alta e com os meios postos à disposição, são números residuais que nada significam. Que os meios jornalísticos vão ali e interroguem as populações. Bem fez Carlos Zorrinho em mandar às malvas o assunto para se "entreter" com outras políticas.
7 -Desde há muitos anos que os subsídios ao cinema português são uma realidade. Mas, que eu saiba, desde as velhas películas de Arthur Duarte sempre vistas repetidamente com agrado, nem os enfadonhos filmes de Manoel de Oliveira justificam um euro que seja do dinheiro dos contribuintes. Para realçar ainda mais a minha afirmação, não falando já do subsídio ao famigerado filme sem imagens, posso referir o "Vanitas" de Paulo Rocha que teve 488 espectadores tendo recebido um subsídio de cerca de 670.000 euros (!). É obra !
8 - Autorizaram-se "milhentas" universidades particulares, aumentou-se o número das públicas e o que é que aconteceu ? Mau-grado uma lógica evolução da cultura média das populações, hoje em dia, à excepção de Medicina, não há uma resposta do mercado do trabalho à quantidade indiscritível de novos licenciados que todos os anos terminam os cursos. Não me admirei nada quando recentemente um taxista me disse que tinha tirado o curso de Antropólogo.
9 - Vê-se quotidianamente nos jornais que a polícia prende assaltantes, criminosos, assassinos e que os entrega ao Ministério Público e aos tribunais. O que é que acontece a seguir ? Normalmente são libertados, muitas das vezes para cometerem novas acções criminosas muito antes de prestarem contas em tribunal, o que, quando acontece, pode levar anos ou até mesmo prescrever. Veja-se o caso do chamado Apito Douardo, Casa Pia ou os vários casos Vale e Azevedo.
10 - Agora o Ministério das Finanças decidiu publicar na Internet o nome dos contribuintes que mais devem ao fisco. Dos milhares que haviam sido anunciados, que se saiba, somente uns magros 200 tiveram a "honra" de verem publicados os seus nomes no "site" ministeriodas finacas.com. Quanto a mim, é puro folclore e, à excepção de 2 ou 3 que foram logo na véspera da prometida publicação liquidar os impostos em dívida, nada mais acontecerá e, mais tarde ou mais cedo, esse assunto é para apagar da Net.
11 - Decidiu-se - e muito bem - acabar com o serviço militar obrigatório, criando-se a alternativa do serviço voluntário. E o que é que está acontecendo ? Os políticos (ou os militares de média e alta patente) querem manter a chama viva através da presença das tropas portuguesas (ou GNR, ou PSP, ou ambas) em tudo o que é litígio internacional. É o Afeganistão com as tropas OTAN, é o Kosobo, é o Congo, é Timor-Leste, é agora o Líbano...

COMO DIRIA O OUTRO : NÃO HÁ PACHORRA !!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free Counters
Get Your Free Counters